Sakura Card Captor

Sakura Card Captor começou a ser publicado em 1996 na revista japonesa Nakayoshi. O mangá é uma obra do estúdio CLAMP, que também foi responsável por Guerreiras Mágicas de Rayearth e Chobits. Em 1997, Sakura virou um anime de grande sucesso não só no Japão, mas também no Brasil – por aqui as aventuras da Card Captor foram exibidas pelo Cartoon Network e pela Globo. Além disso, ainda foram produzidos dois longas baseados no mangá.

sakura2

O anime conta a história de Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas que estavam seladas. Kerberos, o guardião das cartas, surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma Cardcaptor.

As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.

As cartas Clow são objetos mágicos, mas de certa forma também seres vivos, com sentimentos e personalidades diferentes, criados por um poderoso feiticeiro conhecido como Mago Clow (ou Clow Reed), com uma mistura de magia ocidental e oriental. São capazes de realizar efeitos fantásticos em quantidade ilimitada, mas cada carta está relacionada a um único poder ou força. Elas também podem se manifestar em uma forma semi-humana (ou, em algumas cartas, de um animal ou objeto), que de certa forma reflete sua personalidade.

card_captor_sakura_wallpaper_by_TK2K

Para conter o poder dessas cartas após a sua “morte”, o Mago Clow confinou-as em um livro e apresentou às duas entidades que criou (Kerberos e Yue) a missão de protegê-las. Por muitos anos, as cartas teriam permanecido em descanso e o livro de Clow passado por vários donos que não conseguiram abri-lo, até ser aberto por Sakura, com a consequente libertação das cartas. No total, há 19 cartas no mangá e 52 no anime, não incluindo a carta Sakura The Hope (Esperança) e a Carta Clow The Nothing (Vácuo), ambas do 2° filme. Existem cartas que não se vê sendo capturadas no anime, como The Arrow (Flecha, capturada no 1º filme da série), The Through (Através), The Bubbles (Bolhas), The Libra (Balança), The Wave (Onda).